8 de mar. de 2010

Aprendendo a valorizar

- Em novembro de 2009, como parte do Projeto São Paulo*, os alunos do 2º ano do Ensino Médio fizeram uma visita a Associação Cantareira no bairro da Brasilândia. Com a formação do GRASSA, tivemos a idéia de realizar uma atividade em uma instituição do bairro, chamada Arco-íris. Como tínhamos contato com a direção do lugar, descobrimos os materiais que faltavam na casa para atividades mais elaboradas e um maior rendimento dos jovens. Utilizamos, então, o dinheiro arrecadado na barraca da série durante a festa junina para comprar uma televisão e um DVD com karaokê para presenteá-los.
A instituição trabalha com crianças e jovens com Síndrome de Down e outras deficiências mentais, e a nossa proposta era fazer uma atividade com música para promover uma maior integração entre os alunos do Gracinha e os jovens do Arco-íris.
Cada aluno trouxe uma garrafa ou pote com uma porção de grãos (arroz, feijão ou milho) para que pudéssemos realizar a atividade programada. Distribuímos a sucata e os grãos para que cada jovem montasse o seu chocalho e, inicialmente, dividir os sons que seu instrumento produzia. Depois nós tocamos algumas músicas juntos e alguns até levantarem para cantar, dançar e tocar no meio da roda. Foi muito espontâneo e divertido.
Após esse momento, quando todos já estavam descontraídos, nós pedimos para colocar uma música, e a professora sugeriu forró, já que eles adoram esse estilo musical. Foi só apertar o “play” que cada um encontrou seu par e todos saíram dançando pela sala. Durante uma hora só ouviu-se gargalhadas e o som da sanfona.
A parte mais marcante do dia foi a reação deles em relação às propostas. Quando chegamos à sala onde os jovens estavam sentados, um sorriso iluminou o rosto de cada um. Foi nesse momento que nos apresentamos e fizemos a entrega dos presentes. Eles adoraram e nos agradeceram, mas a felicidade foi maior quando entregamos a sucata para fazer os chocalhos.
Essa foi a lição que aprendemos aquele dia: a valorizar os atos e atividades com os outros, mais do que os agrados materiais. Esses sentimentos e lembranças são cultiváveis e permanentes.

*Projeto proposto pelos professores onde estudamos mais a fundo a história de São Paulo, seus espaços e desigualdades